Teo Guerreiros Sem Armas 2011


13 – Apertem os cintos! O oasis rio já vai decolar…
agosto 11, 2010, 9:05 pm
Filed under: Uncategorized

Caríssimos tripulantes e passageiros da Nave Oasis Mãe!

Agosto se abre, e com ele novidades se encontram na doce Rio de Janeiro. Nos próximos dias irei junto com o incansável Leonardo Eloi (membro da comunidade TED Internacional) à comunidade do Vidigal fazer um primeiro Olhar, e conhecer alguns moradores e conhecidos dele que trabalham num projeto no local. Localizada ao lado do bairro do Leblon (área nobre da Zona Sul carioca), o morro apresenta uma das paisagens mais exuberantes e paradisíacas que creio uma comunidade, seja ela carente ou não, possa ter! O Vidigal tem uma vida socio-cultural bem ativa, sede do grupo Nós do Morro que leva cursos de teatro para jovens de baixa renda de comunidades excluídas não só na cidade no Rio, mas em diversos lugares do país. É reduto de moradia de muitos artistas e pessoas de origem talvez humilde, mas não de extratos tão excluídos da sociedade, mas que ali encontraram lugar para suas moradas. Enfim é um ambiente onde há uma bela possibilidade de envolver a comunidade com muita energia em potencial a ser aquecida e explorada.

Somado a isso, tenho o prazer enorme de estar em contato com duas pessoas maravilhosas. Jaílson de Souza e Silva, fundador da OSCIP Observatório de Favelas e Eliane Souza e Silva da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, ambas localizadas no Complexo da Maré, um aglomerado de 13 comunidades. Ambos são Fellows da Ashoka e empreendedores sociais de vasta experiencia e capacidade, o simples contato com os dois e seus projetos é uma aprendizado constante.

A possibilidade de apresentar a Metologogia Oasis abriu-nos a imediata oportunidade de realizar um Oasis na Maré. O envolvimento deles na comunidade é maior do que “apenas” por meio de seus projetos; moradores do local durante muitos anos, eles são mais do que exemplos que busco para toda vida, pessoal e profissional.

E ainda meu bom amigo Shima, está avisado de que suas luzes serão mais do que nunca convidadas a iluminar nossos caminhos por terras da megalópole tropical e manda avisar que pelo fim do mês está de volta e pro que der e vier na boa e velha Pindorama.

Juntando-se a tudo isso, não poderia ser melhor o momento para baixar por essas terras a Nave Oasis Mãe, que vem de Santos diretamente para a Rocinha (Sim, eu estou sabendo e sedento por participar no que for possível, a propósito eu moro ao lado da Rocinha). Me pergunto se haveria melhor oportunidade do que essa para unirmos esse time nos dias em que teremos a sabor de vossas presenças para selar os primeiros firmes passos do novo Oasis Rio que tá doido pra nascer. Poderia ainda apresentar aqui mais tantos outros nomes de peso e jovens que estão prester a perceber que há muito buscavam a oportunidade de participar de algo assim, mas não sabiam como, quando e onde. Energia pra se mexer nessa cidade não falta. Pedi ao Farine que me informasse do mais que puder fazer para contribuir com o Oasis da Rocinha, sei que será numa biblioteca, algo assim, num formato um pouco diferente do que aquele Mão na Massa tradicional, se é que há um formato que possa ser considerado tradicional. De uma forma ou de outra, podemos terminar esse Oasis com um novo grupo articulado aqui na cidade, e esse é minha próxima etapa em vistas a ser realizada.

Como expliquei no post anterior, cada etapa exige delicada dedicação em seus mais específicos detalhes. Na questão do contato direto com a PUC a fim de envolver a comunidade universitária, especialmente os estudantes, penso e prefiro avançar nesse sentido quando esse (por hora) pequeno grupo se encontrar, para depois, com mais propriedade se apresentar formalmente e o projeto à faculdade. Ainda que ciente das datas programadas pelo Caminho do Guerreiro II, e da atenção solicitada para as mesmas, estou seguro que não posso comprometer um projeto que venho buscando há um ano, o meio como fazê-lo e a iminência com que já se apresenta essa excelente oportunidade de consolidar uma nova Comunidade Oasis Rio nas próximas semanas. Peço atenciosas desculpas sobre esse fato, mas creio que possa de fato ser única a possibilidade de fazer o convite à PUC ou qualquer outra que seja a faculdade que desejemos envolver nesses futuros projetos.

Há tantos e incríveis grupos e coletivos que incansavelmente me dedicarei a convidar para os belos desafios por vir, que na hora certa, e breve, eles receberão o convite e farão juntos esse sonhos decolar.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Pow! Que lindo Teo…estou feliz demais por essa fase!
Já sabe…conta comigo sempre
Abraços=D

Comentário por Priscila Fonseca




Deixe um comentário