Teo Guerreiros Sem Armas 2011


11 – Atitudes individuais. Meu excesso e meu consumo
julho 15, 2010, 12:18 am
Filed under: Uncategorized

De fato o que chamamos de lixo é para muitos um luxo, e na verdade aprendi com pessoas que lidam diária e diretamente com toda essa questão que “LIXO” não é “LIXO”, é RESÍDUO. Pois afinal se o que é descartado pode virar novamente vidro, papel, plástico e etc, então não é lixo, é apenas um resíduo que foi descartado pela nossa insuficiência social/coletiva de encaminhar aqueles recursos à reciclagem. Vejo que atualmente há um impulso muito interessante a fim de modificar a consciência e atitude das pessoas no sentido de instruir a população para um novo padrão comportamental sobre essa questão. A proposta dessa revolução é adaptar nossa relação com o consumo dos recursos e produtos que fazemos uso.

REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR

Renovação, Reinvenção, Revolução...

REDUZIR o consumo desnecessário, reduzir o desperdício, o exagero e tudo que não será de fato consumido e se tornará excedente.

REUTILIZAR os recursos que você já possui em seu alcance. Há diversos produtos que utilizamos uma única vez e alguns que são na verdade totalmente dispensáveis. Embalagens de embalagens, Embrulhos e sacolas que podem ser novamente utilizadas, bem como recipientes e uma infinidade de exemplos.

RECICLAR os resíduos. Colocá-los em um novo ciclo. Papel, vidro, plástico, metal, material orgânico que vira composto, lixo eletrônico, e todo os 99% dos recursos que são possíveis de serem reciclados. O consumo tal qual foi estimulado ao longo de décadas, e por que não dizer de séculos, levou a nossa sociedade a sérios questionamentos e a conclusões de que estamos altamente equivocados quanto a nossa Maneira de nos relacionar com nosso ambiente, com nosso planeta, e com o modelo de consumo que praticamos. Reciclar não é uma “boa intenção”, nem um “belo gesto bondoso”, não é pra salvar algum ecossistema Ou uma espécie animal, seja ela hoje ameaçada de extinção ou não. Reciclar é uma forma de entender que é simplesmente impossível continuar como estamos atualmente, com um padrão de consumo que Exigiria demanda de fontes naturais de recursos que somente com muitos planetas Terra conseguiríamos suprir. Essas três mudanças de comportamento é o que eu tenho buscado ultimamente. Como eu me mudei para uma nova casa há um mês e tendo esse mês sido de provas finais no semestre, ainda não pude instalar o fogão, E ainda não tenho cozinhado e feito refeições em casa, o que diminui muito o volume descartado no final das contas. Assim o que tem sido produzido de resíduos é bem menos que o normal.

Coleta seletiva na sua casa

Um dos meus antigos planos pode agora se tornar realidade. Nessa casa poderei fazer uma pequena composteira ou até o que seria mais interessante ainda um minhocário. Minha irmã mais velha e meu cunhado fizeram cursos de permacultura no IPEC (Instituto de Permacultura do Cerrado) e no IPA (Instituto de Permacultura da Amazônia), em Pirenópilis e Manaus respectivamente. De lá eles trouxeram essas e outras ideias muito práticas e interessantes. Soluções para até mesmo quem vive em apartamentos sem muito espaço, são justamente soluções para o padrão de vida urbano, predominante hoje em dia. Estou esperando para quando terminar as férias e eu voltar pro Rio. Ai terei tempo hábil para colocar esses projetos em prática. Pois nesse curto período que estou morando lá, me desdobrei para me dividir entre mudança, arrumação e os estudos na reta final. E agora que estou de férias vim para Paraty, visitar minha família e irei em breve pra São Paulo participar do Um Teto Para Meu País. Mas nesse caminho do guerreiro da vida, transformar essas pequenas soluções está totalmente incluso nos meus planos de muito em breve.

Doando meu excesso

Dos meus excessos identifiquei e separei alguns pares de sapatos, 5 ou 6 e muitas camisas, calças e bermudas que já havia tempo eu estava pra doar. Vivendo numa comunidade, onde moram muitas famílias carentes não haverá dificuldade para achar quem possa receber essas doações. A dona de onde eu moro vive no mesmo prédio, e é uma pessoa muito querida e que me recebeu de braços abertos quando fui nas primeiras vezes lá procurando um lugar para mora. Quando retornar ao Rio vou pedir que ela me oriente para quem possa ser mais necessitado por ali para receber a doação.

O que você pode economizar?

Posso dizer que o meu padrão de consumo atualmente não me permite que haja muito consumo supérfluo. Do orçamento que minha família pode me ajudar para que eu viva e estude no Rio. Entre alimentação, contas a pagar, transporte, compras para casa e mais os livros para estudos não sobra muito no final. Tenho a possibilidade de estudar na PUC somente porque estou inserido num programa de encaminhamento para bolsa, que está em processamento ainda. Dessa forma torna-se viável minha permanência lá. Sem isso seria absolutamente impossível pagar os valores das mensalidades. Geralmente almoço e janto no bandejão, que é bem barato e com uma comida muito gostosa. E evito gastar comendo na rua. Sempre penso muitas vezes antes de comprar as coisas, pesquiso preço e variedades de similares. Não me considero “pão duro” também não, mas sempre fico com aquela dúvida cruel antes de comprar algo de fato. Comprar com consciência e quando necessário é uma forma de de manter um padrão equilibrado de vida em relação aos nossos meios e o quanto podemos usufruir deles.

Abaixo um site muito interessante sobre os 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), tem muitas outras informações pertinentes a esse assunto, vale a pena conferir.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reduzir-reutilizar-reciclar.php

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

