Teo Guerreiros Sem Armas 2011


5 – Quais são meus sonhos?
julho 4, 2010, 12:07 am
Filed under: Uncategorized

Ao me formar no segundo grau, ainda com certas dúvidas sobre qual eram os caminhos que eu desejava trilhar, parti para uma viagem pelo Brasil. Eu, um mochilão e uma barraca para acampar. Com a missão impossível de conhecer esse gigante país continental. Era início do ano, tínhamos acabado de passar do carnaval de 2004 e retornei para casa ao final de cinco meses e meio, quase em Agosto. É uma tarefa ingrata tentar descrever esse período da minha vida de tão intenso e de tão rico em detalhes que pode ser a história de cada um dos lugares pelos quais passei. Rio, Minas, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul de do Norte, Paraná, DF, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e algumas passagens por entre outros que estão entre esses citados. Enfim, sobre o meu sonho… foi durante uma tarde na paradisíaca praia de Jericoacoara, no distante nordeste de suas culturas próprias e encantadoras, que numa roda com brasileiros e estrangeiros, que por alguma razão, quieto, eu compreendi o tamanho imponente da força de nosso país. E ao mesmo tempo das desigualdades pra além de revoltantes e incompreensíveis. Me percebi inconformado com tal realidade, um país extremamente rico, entre os mais de todo planeta, jogando suas qualidades exuberantes, e sua capacidade de resolver problemas pelas janelas, e ralos afora de Norte a Sul. E meu sonho ali se converteu em vontade de fazer parte de movimentos para reduzir essa desigualdade, a pobreza endêmica, os desperdícios e esquemas históricos. Desde então desejo formar-me e me capacitar para intervir a favor do desenvolvimento sustentável social e ambiental do Brasil, seja aqui ou em qualquer parte do mundo em que seja necessário ir ou que de alguma forma eu possa contribuir para que impactos desse tipo aconteçam em outros países, ciente de que os efeitos positivos podem e serão levados adiante independente de quem ele contemplará. Acredito que dentro das Relações Internacionais, com o diálogo entre a prática política, o pensar filosófico, a referência histórica e o engajamento proativo em questões atuais possam ser criadas pontes de conexões colaborativas e de desenvolvimento humano seja entre Estados, Sociedades, Segundo e Terceiro Setor, e atores não governamentais em geral. Percorrer este país é imergir-se em potenciais a serem explorados a fim de solucionar criativamente problemas locais, regionais e/ou globais.

Aqui vou adicionar um vídeo que me motiva muito e que me trouxe muitas luzes ao meu caminho. As palavras de Guti Fraga nesse TedTalk são muito inspiradoras e encorajadoras. Num todo ele fala em Oportunidades, e em multiplicá-las. E é por isso que faço minhas também as suas palavras.

“Eu fui um pobre que teve todas as oportunidades na vida.(…) A questão da oportunidade, eu acho que foi algo que me moveu o tempo inteiro a caminho inimagináveis.(…) Você ter uma ideia multiplicadora é você desejar o que você teve de oportunidade, multiplicar para quem deseja, para quem sonha!”

Guti Fraga – TEDxSP (Nov/09)

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

