Teo Guerreiros Sem Armas 2011


4 – Minhas dúvidas profissionais.
julho 3, 2010, 9:51 pm
Filed under: Uncategorized

Recentemente eu participei de um programa extra curricular oferecido na minha faculdadeque se chama Gestão de Projetos Profissionais, voltado exatamente para que tem muitas dúvidas ou como no meu caso, já tenha muitas certezas e saibam mais ou menos o caminho que desejam seguir na vida profissional. Com o objetivo de aproximar o estudante da realidade da profissão que deseja seguir, a identificar o que é necessário para se preparar para o mercado de trabalho e especificidades do universo da carreira desejada. Ali eu pude traduzir em palavras os desejos que trazia comigo, muitas novas certezas apareceram e de forma decisiva o Movimento Oasis e esse jogo que se inicia agora para a Escola de Guerreiros Sem Armas me influenciaram de uma forma muito necessária e bela para que eu entendesse que o futuro como Empreendedor Social é uma das muitas respostas encontrei nesse tempo. Ainda que esse seja, talvez, um conceito ainda muito genéricos para quem já viva essa realidade, mas para mim é um caminho no qual ando com uma fortalecedora convicção.  Minhas dúvidas quanto a isso são quase que nenhuma, são apenas sobre “aspectos técnicos” e detalhes de como melhor me preparar para exercer essa profissão e saber como é de fato o dia a dia que possivelmente me aguarda nessa profissão. Dai e portanto a minha profunda identificação com a proposta do Jogo Oasis e o Jogo O Caminho do Guerreiro II e todo o processo proposto pelo GSA.

Olhar e Afeto, Lixão de Paraty Fev/2010. Visita Documental com fotos, vídeos e entrevistas.

Abaixo a reprodução de uma página do site da ASHOKA, com a definição do conceito de Empreendedor Social. Informações que me forma muito úteis nas pesquisas recentes.

Link:  http://www.ashoka.org.br/empreendedor-social/quem-e/

O perfil do(a) Empreendedor(a) Social

O termo Empreendedor Social foi cunhado por Bill Drayton – Fundador e Presidente da Ashoka – ao perceber a existência de indivíduos que combinam pragmatismo, compromisso com resultados e visão de futuro para realizar profundas transformações sociais.

O Empreendedor Social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por vê-lo através de uma perspectiva diferenciada. Através da sua atuação, ele (a) acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.

Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas mais prementes da sociedade. Eles são fortemente engajados e muito persistentes, enfrentando as principais questões sociais e oferecendo novas idéias para a mudança em larga escala.

Em vez de deixar as necessidades da sociedade só para o governo ou a iniciativa privada, os empreendedores sociais identificam o que não está funcionando e buscam colcoar em ação soluções para os problemas estruturais e sistêmicos da sociedade. Além disso, se comprometem a disseminar essas novas soluções e a  persuadir toda a sociedade a tomar esses novos saltos também.

Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar possuídos por suas ideias, dedicando suas vidas para mudar a sociedade. Conseguem ser visionários e realistas ao mesmo tempo, preocupado-se com a aplicação prática da sua visão acima de tudo.

O(A) Empreendedor(a) Social Ashoka

O(A) empreendedor(a) social da Ashoka é uma pessoa visionária, criativa, prática e pragmática; que sabe como ultrapassar obstáculos para criar mudanças sociais significativas e sistêmicas. Possui uma proposta verdadeiramente inovadora, já com resultados de impacto social positivo na região onde atua, e demonstra estratégias concretas para disseminação dessa idéia nacional e/ou internacionalmente.

Ao longo de mais de 25 anos de atuação pioneira no conceito, estímulo e apoio ao empreendedorismo social em diversas regiões do mundo, a Ashoka identificou algumas características comuns e aspectos diferenciados do trabalho de líderes sociais com perfil empreendedor, tais como:

• Criação de campos de trabalho inteiramente novos na área social;
• Criação de novas instituições, mais arejadas e dinâmicas;
• Foco em um público-alvo específico, que na maioria das vezes sofre sistemática discriminação ao longo de anos. Com muita persistência, os empreendedores sociais superam as dificuldades e conseguem tornar acessível a esse grupo social noções de organização comunitária e de exercício de cidadania nunca antes experimentadas.
• Inventando ou reinventando processos sociais, mudanças de atitudes e hábitos já há muito arraigados na sociedade, o trabalho desses líderes empreendedores mudam a prática de instituições consolidadas, propõe novas metas e objetivos para políticas e instituições públicas, alterando muitas vezes a maneira de se relacionarem com grupos sociais que são marginalizados e que deveriam ser público prioritários de programas sociais do Estado.

É com este perfil que os empreendedores sociais da Ashoka se tornam agentes de mudanças capazes de gerar amplo impacto social e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do setor social e de um mundo melhor.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: